Ainda que dentro de mim as águas apodreçam e se encham de lama e ventos ocasionais depositem peixes mortos pelas margens e todos os avisos se façam presentes nas asas das borboletas e nas folhas dos plátanos que devem estar perdendo folhas lá bem ao sul e ainda que você me sacuda e diga que me ama e que precisa de mim: ainda assim não sentirei o cheiro podre das águas e meus pés não se sujarão na lama e meus olhos não verão as carcaças entreabertas em vermes nas margens ainda assim eu matarei as borboletas e cuspirei nas folhas amareladas dos plátanos e afastarei você com o gesto mais duro que conseguir e direi duramente que seu amor não me toca nem me comove e que sua precisão de mim não passa de fome e que você me devoraria como eu devoraria você ah se ousássemos.
-Caio Fernando Abreu
quinta-feira, 20 de março de 2008
segunda-feira, 17 de março de 2008
Dia Internacional da Mulher
Pois bem, como tinha esquecido a minha senha deixei de colocar aqui meu liindo e pequeno texto sobre esse dia. Então lá vai ;)
Hoje é dia internacional da mulher, no centro da cidade mulheres caminham e ganham rosas, umas ganham presentes de seus namorados e maridos, raras conhecem a origem da data e a maioria ignora os atos hediondos cometidos contra a mulher. Ignoram nossas irmãs, prostituídas, estupradas, não escolarizadas. Ignoram as que pegam aids dos esposos, ignoram as mães famintas, as africanas mutiladas, as abortivas que morrem porque a vida do feto que não quis valeu mais do que a sua. Ignoram as que apanham em silêncio, as que em silêncio sofrem violências de toda espécie, em todo grau, nos corpos utilizáveis de fêmea, na mente que suporta ser vista como sub humana. As mulheres julgadas e condenadas por toda uma sociedade hoje ganham rosas, é o seu dia, sorria! Hoje vão te estuprar com mais carinho, é dia da mulher. Ignoram as mulheres que calam e as que falam, ignoram as que quando falam, são mandadas calar. As que não tem onde parir nos hospitais, as ridicularizadas, as bolinadas, as tais, as injustiçadas e as intelectuais. A massa contente recebe flores e sorri, feliz com sua condição de segundo sexo, porque hoje é dia da mulher. Hoje a sociedade vai humilhar com a delicadeza das flores, porque é dia da mulher. Continuaremos, sem escola, sem hospitais, sem direito à escolha, mas uma vez por ano, cavalheiros sorridentes e perfumados nos darão rosas. Uma vez por ano haverá mais propagandas de cosméticos e eletrodomésticos para nós, mulheres. E nos sorriremos, esquecendo, que nosso colega de empresa ganha possivelmente mais do que nós para exercer a mesma função, por que o mercado ainda valoriza o trabalho de um funcionário pelo que ele tem entre as pernas e não entre as orelhas. Não me ofereça uma rosa e sim o seu respeito! O dia internacional da mulher existe porque a mais de um século mais de cem mulheres operárias foram queimadas em um galpão por seus patrões, apenas por que queriam salários mais justos. E, hoje, vamos receber belas rosas enquanto ainda somos violentadas por séculos de cultura paternalista. MORTE AO FALOCENTRISMO, queremos igualdade.
Quando as mulheres dominaram o mundo
Conversa entre pai e filho, por volta do ano de 2031, sobre como as mulheres dominaram o mundo.
- Foi assim que tudo aconteceu, meu filho… Elas planejaram o negócio discretamente para que não notássemos. Primeiro elas pediram igualdade entre os sexos. Os homens, bobos, nem deram muita bola para isso na ocasião.Parecia brincadeira. Pouco a pouco, elas conquistaram cargos estratégicos: Diretoras de Orçamento, empresárias, Chefes de Gabinete, Gerentes disso ou daquilo.- E aí, papai?- Ah, os homens foram muito ingênuos. Enquanto elas conversavam ao telefone durante horas a fio, eles pensavam que o assunto fosse telenovela… Triste engano. De fato, era a rebelião se expandindo, nos inocentes intervalos comerciais. “Oi querida!”, por exemplo, era a senha que identificava as líderes. Celulite eram as células que formavam a organização. Quando queriam se referir aos maridos, diziam O regime.
- E vocês? Não perceberam nada?
- Ficávamos jogando futebol no clube, despreocupados. E o que é pior: continuávamos a ajudá-las quando pediam. Carregar malas no aeroporto, consertar torneira, abrir potes de azeitona, ceder a vez nos naufrágios... Essas coisas de homem.
- Aí, veio o golpe mundial!?
- Sim o golpe. O estopim foi o episódio Hillary-Mônica. Uma farsa. Tudo armado para desmoralizar o homem mais poderoso do mundo. Pegaram-no pelo ponto fraco, coitado. Já lhe contei, né? A esposa e a amante, que na TV posavam de rivais eram, no fundo, cúmplices de uma trama diabólica. Pobre Presidente…
- Como era mesmo o nome dele?
- William, eu acho. Tinha um apelido, mas esqueci… Desculpe filho, já faz tanto tempo…
- Tudo bem, papai. Não tem importância. Continue…
- Naquela manhã a Casa Branca apareceu pintada de cor-de-rosa. Era o sinal que as mulheres do mundo inteiro aguardavam. A rebelião tinha sido vitoriosa! Então elas assumiram o poder em todo o planeta. Aquela torre do relógio em Londres chamava-se Big-Ben, e não Big-Betty, como agora!Só os homens disputavam a Copa do Mundo, sabia? Dia de desfile de moda não era feriado. Essa Secretária Geral da ONU era uma simples cantora. Depois trocou o nome, de Madonna para Mandona.
- Pai, conta mais…
- Bem filho… O resto você já sabe. Instituíram o Robô Troca-Pneu como equipamento obrigatório de todos os carros, A Lei do “Já-Pra-Casa”, proibindo os homens de tomar cerveja depois do trabalho, e, é claro, a famigerada semana da TPM, uma vez por mês…
- TPM ?
- Sim, TPM… A Temporada Provável de Mísseis… É quando elas ficam irritadíssimas e o mundo corre perigo de confronto nuclear…
- Sinto um frio na barriga só de pensar, pai…
- Sssshhh! Escutei barulho de carro chegando. Disfarça e continua picando essas batatas…
Texto por Fernando Veríssimo, se não me engano.
Assinar:
Postagens (Atom)